Notícias

Você está em: Home Notícias
8 de março de 2019

Terminal de Cargas do Aeroporto Presidente Itamar Franco tem processo de alfandegamento concluído

Na última quarta, 6, a Receita Federal publicou no Diário Oficial da União decisão sobre o alfandegamento do Terminal de Cargas do Aeroporto Presidente Itamar Franco. O processo teve início em março de 2017 e, desde então, contou com duas visitas técnicas do órgão. Todas as exigências foram implementadas nos prazos estipulados e estava pendente apenas a publicação da decisão.

Com a conclusão do processo, o Aeroporto poderá realizar armazenamento e movimentação de cargas nacionais e internacionais, desde produtos eletrônicos, vestuário, medicamentos até itens refrigerados. A exceção é apenas para as cargas vivas e as perigosas (como explosivos, gases, materiais radioativos e líquidos inflamáveis).

Além disso, o alfandegamento aliado à Certificação Operacional – conquistada junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) no ano passado – possibilita que o Aeroporto opere grandes aeronaves cargueiras, como é o caso da A300B4.

Para iniciar de fato as operações, é necessária a liberação do SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior) por parte da Receita Federal. Além disso, com a conclusão do processo, a Concessionária iniciará agora os contatos comerciais a fim de atrair empresas para a operação de cargas.

Com capacidade para 220 toneladas por dia, o TECA poderá ser um vetor para o crescimento econômico da Zona da Mata, uma vez que as indústrias regionais poderão escoar sua produção com mais agilidade e segurança e, assim, expandir novos mercados.

Compartilhe:

Leia também

14 de abril de 2025

A partir de junho, Aeroporto da Zona da Mata terá incremento da oferta de voos da Gol para São Paulo

Continuar lendo
27 de novembro de 2024

Aeroporto da Zona da Mata é homenageado com a Comenda Bernardo Mascarenhas

Continuar lendo
18 de julho de 2024

Aeroporto da Zona da Mata e ANAC: grupo publica guia orientativo para aeroportos brasileiros

Continuar lendo
Translate »