Com crescimento de 115% na movimentação em relação ao ano passado, empreendimento atinge, pela primeira vez, marca de 200 mil passageiros no período de um ano
O ano de 2023 está marcando de forma significativa a história do Aeroporto da Zona da Mata, principal opção de transporte aéreo para atendimento a Juiz de Fora e região. Após sucessivos incrementos na oferta de voos, o empreendimento celebra uma importante conquista: é a primeira vez que a marca de 200 mil passageiros é registrada em um único ano.
O número histórico, contabilizado nesta sexta-feira (24), também representa um crescimento de 115% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 92.992 passageiros foram recebidos, entre embarques e desembarques. Para celebrar, a administração aeroportuária promoveu ação simbólica junto aos clientes e profissionais que atuam diariamente no empreendimento.
O crescimento também se reflete na quantidade de voos. De janeiro a 23 de novembro do ano passado, o registro foi de 1.656 pousos e decolagens, enquanto este ano foram contabilizadas 2.694 chegadas e partidas no mesmo período, número 62% maior.
“Anunciar resultados tão positivos é uma grande satisfação para nossa concessionária e representa uma conquista significativa para a Zona da Mata mineira. A oferta de melhores opções de voos é uma demanda antiga da região, que agora conta com a operação sólida das três maiores companhias aéreas do cenário nacional. Nossa administração tem um grande compromisso com a disponibilidade de infraestrutura eficiente para atendimento aos voos com total segurança e comodidade”, afirma Flávio Santos Superintendente do Aeroporto da Zona da Mata.
Para Alexander Cerqueira, Diretor de Aeroportos da Socicam, a capacidade operacional do Aeroporto desempenha papel importante na crescente oferta de opções. “O Aeroporto é qualificado para operar com tranquilidade operações de aeronaves dos modelos Boeing 737 e Airbus A320, típicas da aviação doméstica brasileira. Além disso, sua infraestrutura patrimonial permite que os clientes usufruam de experiências de viagem com segurança e comodidade. Estes itens se somam de forma positiva ao compromisso de nossa gestão com a melhoria contínua dos processos. Prova disso é o fato de sermos o primeiro Aeroporto do Brasil com a Certificação LEED Gold, selo de sustentabilidade reconhecido internacionalmente”, destaca.
MOVIMENTAÇÃO CARGUEIRA REGISTRA CRESCIMENTO
Além dos resultados positivos no transporte de passageiros, o Aeroporto da Zona da Mata também tem registrado números crescentes na movimentação cargueira. Além dos volumes nacionais, o empreendimento conta com terminal alfandegado, apto a processar cargas aduaneiras.
Neste contexto, setembro de 2023 se consolidou como o mês de maior movimentação ao longo da história do aeroporto. O registro foi de pouco mais de 38 toneladas, considerando as categorias nacionais e importadas.
TERRAÇO PANORÂMICO REQUALIFICADO
A Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata tem investido em melhorias que possibilitem mais conforto e comodidade aos usuários. A mais recente é a requalificação do terraço panorâmico. Foram 400m² de área reformada a partir da implantação de novo piso, pintura e melhorias na iluminação.
OPERAÇÕES
Atualmente, o Aeroporto atende voos regulares da Azul para Viracopos (SP) e Confins (MG), da GOL para o Aeroporto de Congonhas (SP) e da LATAM, em parceria com a VoePass, também para Congonhas (SP). As passagens podem ser adquiridas diretamente nos sites das companhias aéreas.
O AEROPORTO DA ZONA DA MATA
O Aeroporto da Zona da Mata é a principal opção de transporte aéreo para atendimento a Juiz de Fora e toda a região. O empreendimento conta com infraestrutura moderna, Wi-Fi gratuito, amplo saguão para passageiros e usuários, capacidade para 600 mil passageiros/ano, além da segunda maior pista de Minas Gerais, com 2.525 metros.
O empreendimento também é o primeiro do Brasil a obter a Certificação LEED Gold, um selo sustentável internacional que tem por objetivo incentivar a diminuição de impactos ambientais em edificações e suas operações. Para isso, o Aeroporto implementou uma série de adequações na destinação dos resíduos e na redução do consumo de energia elétrica, de água e de combustíveis.
A Concessionária é formada pela Socicam, líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil, e pela CBCE, referência em comércio exterior e pioneira em logística na sua área de prestação de serviços.