Notícias

Você está em: Home Notícias
25 de novembro de 2023

Pela primeira vez, Aeroporto da Zona da Mata atinge marca de 200 mil passageiros atendidos em um único ano

Com crescimento de 115% na movimentação em relação ao ano passado, empreendimento atinge, pela primeira vez, marca de 200 mil passageiros no período de um ano

O ano de 2023 está marcando de forma significativa a história do Aeroporto da Zona da Mata, principal opção de transporte aéreo para atendimento a Juiz de Fora e região. Após sucessivos incrementos na oferta de voos, o empreendimento celebra uma importante conquista: é a primeira vez que a marca de 200 mil passageiros é registrada em um único ano.

O número histórico, contabilizado nesta sexta-feira (24), também representa um crescimento de 115% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 92.992 passageiros foram recebidos, entre embarques e desembarques. Para celebrar, a administração aeroportuária promoveu ação simbólica junto aos clientes e profissionais que atuam diariamente no empreendimento.

Passageiros participaram de ação que celebra a marca de 200 mil passageiros. Foto: Patrícia Lanini – Divulgação Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata – Passageiros: Karina Vasconcellos e Nilton Júnior

 

 

O crescimento também se reflete na quantidade de voos. De janeiro a 23 de novembro do ano passado, o registro foi de 1.656 pousos e decolagens, enquanto este ano foram contabilizadas 2.694 chegadas e partidas no mesmo período, número 62% maior.

“Anunciar resultados tão positivos é uma grande satisfação para nossa concessionária e representa uma conquista significativa para a Zona da Mata mineira. A oferta de melhores opções de voos é uma demanda antiga da região, que agora conta com a operação sólida das três maiores companhias aéreas do cenário nacional. Nossa administração tem um grande compromisso com a disponibilidade de infraestrutura eficiente para atendimento aos voos com total segurança e comodidade”, afirma Flávio Santos Superintendente do Aeroporto da Zona da Mata.

Para Alexander Cerqueira, Diretor de Aeroportos da Socicam, a capacidade operacional do Aeroporto desempenha papel importante na crescente oferta de opções. “O Aeroporto é qualificado para operar com tranquilidade operações de aeronaves dos modelos Boeing 737 e Airbus A320, típicas da aviação doméstica brasileira. Além disso, sua infraestrutura patrimonial permite que os clientes usufruam de experiências de viagem com segurança e comodidade. Estes itens se somam de forma positiva ao compromisso de nossa gestão com a melhoria contínua dos processos. Prova disso é o fato de sermos o primeiro Aeroporto do Brasil com a Certificação LEED Gold, selo de sustentabilidade reconhecido internacionalmente”, destaca.

 

MOVIMENTAÇÃO CARGUEIRA REGISTRA CRESCIMENTO

Além dos resultados positivos no transporte de passageiros, o Aeroporto da Zona da Mata também tem registrado números crescentes na movimentação cargueira. Além dos volumes nacionais, o empreendimento conta com terminal alfandegado, apto a processar cargas aduaneiras.

Neste contexto, setembro de 2023 se consolidou como o mês de maior movimentação ao longo da história do aeroporto. O registro foi de pouco mais de 38 toneladas, considerando as categorias nacionais e importadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TERRAÇO PANORÂMICO REQUALIFICADO

A Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata tem investido em melhorias que possibilitem mais conforto e comodidade aos usuários. A mais recente é a requalificação do terraço panorâmico. Foram 400m² de área reformada a partir da implantação de novo piso, pintura e melhorias na iluminação.

Com 400m² de área reformada, terraço panorâmico recebeu novo piso, pintura e melhorias na iluminação. Foto: Patrícia Lanini – Divulgação Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata
Com 400m² de área reformada, terraço panorâmico recebeu novo piso, pintura e melhorias na iluminação. Foto: Patrícia Lanini – Divulgação Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata

 

OPERAÇÕES

 

Atualmente, o Aeroporto atende voos regulares da Azul para Viracopos (SP) e Confins (MG), da GOL para o Aeroporto de Congonhas (SP) e da LATAM, em parceria com a VoePass, também para Congonhas (SP). As passagens podem ser adquiridas diretamente nos sites das companhias aéreas.

 

O AEROPORTO DA ZONA DA MATA

O Aeroporto da Zona da Mata é a principal opção de transporte aéreo para atendimento a Juiz de Fora e toda a região. O empreendimento conta com infraestrutura moderna, Wi-Fi gratuito, amplo saguão para passageiros e usuários, capacidade para 600 mil passageiros/ano, além da segunda maior pista de Minas Gerais, com 2.525 metros.

O empreendimento também é o primeiro do Brasil a obter a Certificação LEED Gold, um selo sustentável internacional que tem por objetivo incentivar a diminuição de impactos ambientais em edificações e suas operações. Para isso, o Aeroporto implementou uma série de adequações na destinação dos resíduos e na redução do consumo de energia elétrica, de água e de combustíveis.

A Concessionária é formada pela Socicam, líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil, e pela CBCE, referência em comércio exterior e pioneira em logística na sua área de prestação de serviços.

 

 

 

 

Compartilhe:

Leia também

20 de fevereiro de 2024

Aeroporto da Zona da Mata terá três voos diários da VoePass para Guarulhos

Continuar lendo
25 de novembro de 2023

Pela primeira vez, Aeroporto da Zona da Mata atinge marca de 200 mil passageiros atendidos em um único ano

Continuar lendo
3 de outubro de 2023

Aeroporto da Zona da Mata reúne fotógrafos apaixonados por aviação com 1º Spotter Day

Continuar lendo
Translate »