Com início previsto para maio de 2026, companhia voltará a operar com aeronaves próprias e irá aumentar em 78% a oferta de assentos semanais no empreendimento

Reforçando ainda mais seu potencial enquanto dinamizador do transporte aéreo na região, o Aeroporto da Zona da Mata voltará a receber operações da Latam com aeronaves próprias já no primeiro semestre de 2026. A partir do mês de maio, a companhia aérea prevê reinaugurar sua base no empreendimento, com a oferta de um voo diário com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), fortalecendo ainda mais a conectividade da região com destinos nacionais e internacionais.
As operações serão realizadas com aeronaves da família Airbus A320, que possuem capacidade para até 180 passageiros. Em comparação com a malha atual de voos no empreendimento, a novidade representa crescimentos de 78% na oferta de assentos e de 53% no número de voos operados por semana no Aeroporto Presidente Itamar Franco. Além disso, o terminal aeroportuário volta a consolidar suas operações com as três principais companhias aéreas do cenário nacional, oferecendo mais opções de mobilidade aérea para os moradores da região.
Na visão de Flávio Santos, superintendente do Aeroporto da Zona da Mata, a retomada das operações da companhia demonstra que o empreendimento está preparado para receber a contínua demanda de passageiros no modal aéreo existente na região. “É uma grande satisfação anunciar a retomada das operações da Latam em nosso aeroporto. Além de otimizar o deslocamento do público corporativo na maior metrópole da América Latina, os voos diários para Guarulhos possibilitam centenas de conexões imediatas com destinos no Brasil e no mundo. Com isso, reforçamos ainda mais o potencial do empreendimento enquanto dinamizador do turismo e da mobilidade para Juiz de Fora e região”, avalia Santos.
Para Alexander Cerqueira, diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam, os constantes investimentos na infraestrutura do Aeroporto da Zona da Mata destacam a eficiência e a capacidade operacional do empreendimento. “O Aeroporto da Zona da Mata possui significativo potencial para receber o aumento da oferta de voos, além de operações com aeronaves maiores, resultado direto da melhoria contínua da nossa infraestrutura operacional. Além das novidades na expansão da oferta de voos, a prova de que estamos no caminho correto chega por meio dos reconhecimentos recebidos nos últimos meses, incluindo o Prêmio ASOCEA, concedido às organizações que se destacam pela excelência na prestação de serviços do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, além da Comenda Bernardo Mascarenhas e o selo de Aeroporto Sustentável, por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”, destaca Cerqueira.