Notícias

Você está em: Home Notícias
30 de agosto de 2021

Aeroporto da Zona da Mata é o primeiro do Brasil a conquistar Certificação LEED Gold

O Aeroporto da Zona da Mata, localizado próximo a Juiz de Fora, é o primeiro do Brasil a obter a Certificação LEED Gold (Liderança em Energia e Design Ambiental), um selo sustentável internacional que tem por objetivo incentivar a diminuição de impactos ambientais em edificações e suas operações.

Para conquistar a Certificação LEED, o Aeroporto implementou uma série de adequações na destinação dos resíduos e na redução do consumo de energia elétrica, de água e de combustíveis.

De acordo com o Superintendente do Aeroporto, Flávio Santos, a Certificação LEED é baseada em quatro níveis. O selo Ouro (Gold), conquistado agora, estava previsto pelo poder concedente apenas para o ano de 2030.

“Com o objetivo de honrar seu compromisso com a diminuição dos impactos ambientais ao planeta, a Concessionária se antecipou e atingiu a pontuação do nível Gold já em 2021. É uma satisfação muito grande ser o primeiro aeroporto brasileiro a estabelecer padrões estruturais e operacionais com o selo LEED Gold”, comemora Flávio Santos.

Diminuição dos impactos ambientais

Dentre as adequações adotadas pelo Aeroporto da Zona da Mata, está a implementação de Projeto de Eficiência Energética a partir da substituição das lâmpadas pelos modelos LED. A medida possibilitou redução de 73% no consumo de energia no aeroporto, passando de 9.076 KWh/mês para 2.485 KWh/mês.

Além de promover mais conforto e segurança aos passageiros, o novo sistema de iluminação reduz a emissão de carbono no equivalente a 10,7 toneladas por mês.

A partir da combinação de estratégias de iluminação de alta eficiência e de iluminação e ventilação naturais – com a instalação de janelas em mais de 50% dos espaços internos -, o Aeroporto atingiu estatística acima da média nacional no quesito energético, além de conforto térmico para colaboradores e usuários.

Outro ponto de destaque é a destinação dos resíduos. O Aeroporto implantou composteira elétrica capaz de transformar 10kg de resíduos orgânicos em adubo que, atualmente, é utilizado em uma horta local ou doado para a comunidade. Para os resíduos passíveis de reaproveitamento, foi criada política de doação dos recicláveis para catadores locais. Com isso, passaram a ser reaproveitados 96% dos resíduos que seriam encaminhados para aterros ou incineração.

Também foi possível promover a economia de 43% no consumo de água a partir da substituição de equipamentos existentes e da instalação de novos aparatos, que permitem identificar rapidamente a existência de vazamentos. Outro ponto que contribui para essa economia é o paisagismo implementado com plantas nativas da região, que não exigem sistemas de irrigação permanente.

A Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata também promoveu substituição dos produtos de limpeza convencionais por produtos de base natural, com capacidade de desinfecção das superfícies contra a Covid-19.

Outro fator preponderante para a conquista da Certificação LEED Gold é a diminuição das emissões atmosféricas com a implementação de política interna que incentiva o uso de carona solidária, de transporte público e até mesmo de bicicletas para a locomoção dos colaboradores. Através de pesquisas, foi possível identificar que 62% dos profissionais que atuam no Aeroporto utilizam meios de transporte alternativo para ir ao trabalho. Todo o processo foi conduzido pela empresa de consultoria Novva Solutions.

“Nossa meta é manter o alto nível de desempenho obtido ao longo do processo de Certificação, pois entendemos que a melhoria contínua garantirá que o Aeroporto da Zona da Mata cumpre seu papel com a sustentabilidade do planeta”, completa o Superintendente Flávio Santos.

 

Compartilhe:

Leia também

20 de fevereiro de 2024

Aeroporto da Zona da Mata terá três voos diários da VoePass para Guarulhos

Continuar lendo
25 de novembro de 2023

Pela primeira vez, Aeroporto da Zona da Mata atinge marca de 200 mil passageiros atendidos em um único ano

Continuar lendo
3 de outubro de 2023

Aeroporto da Zona da Mata reúne fotógrafos apaixonados por aviação com 1º Spotter Day

Continuar lendo
Translate »